Organização: CESEM (FCSH/NOVA)
5 de Junho 2018 | 17h00 | Auditório 3 da FCSH/NOVA, em Lisboa
Está disponível em rede, desde o dia 5 de junho de 2018, o arquivo do músico José Mário Branco, no âmbito de um trabalho de investigação do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), da Universidade Nova de Lisboa.
A ideia partiu de Manuel Pedro Ferreira, presidente dessa instituição e diretor científico do projeto. “É um repositório de informação muito importante, porque ilustra a trajetória de um cantautor com muito peso na música portuguesa, e documenta a rede de relações artísticas, como a música, o teatro, a intervenção”, afirmou à agência Lusa este investigador.
O processo de tratamento do arquivo começou há cerca de três anos, e conduziu a que seja possível agora a qualquer interessado pesquisar informações relacionadas com o processo de trabalho de José Mário Branco enquanto compositor, intérprete e produtor.
A base de dados, na qual está já acessível oitenta por cento do arquivo do músico, é divulgada numa altura em que ainda se assinalam os 50 anos de carreira de José Mário Branco, desde que gravou em 1967 o primeiro EP, “Seis cantigas de amigo”, editado dois anos depois pelos Arquivos Sonoros Portugueses.
Para aceder ao arquivo: Arquivo José Mário Branco
Para saber mais: