em destaque música do mês dossier temático José Afonso: andarilho, poeta e cantor

Lançamento público do OCP - 19 de setembro


No passado dia 19 de Setembro de 2015, em Grândola, realizou-se a cerimónia de lançamento público do Observatório da Canção de Protesto. O OCP foi constituído formalmente a 2 de março de 2015, pela assinatura de um protocolo entre a entidade promotora Câmara Municipal de Grândola e as entidades parceiras (AJA - Associação José Afonso; IHC - Instituto de História Contemporânea e INET-md - Centro de Estudos em Música e Dança, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; e SMFOG – Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense).

As atividades iniciaram-se pelas 17:00, na Sede da SMFOG, com a apresentação e o primeiro encontro do Conselho Consultivo do OCP, composto por personalidades ligadas ao universo da canção de protesto (autores, cantores, académicos, jornalistas). Entre outros, estiveram presentes Anthony Seeger (sobrinho do cantor Pete Seeger), Adelino Gomes, Manuel Freire, Viriato Teles, João Lóio, Joaquim Vieira, Mário Correia, Paulo Sucena e Rui Júnior.

Pelas 21 horas e trinta minutos teve lugar um espetáculo com a presença de artistas representativos de diversas sensibilidades ligadas à forma musical como meio de protesto e intervenção.